Biografia dos Vereadores

por Juliano Sluçarz publicado 12/07/2023 15h05, última modificação 18/07/2023 16h33


Biografia dos Vereadores


Carlos

Carlos Alberto Gorte, mais conhecido como Carlinhos Gorte, nasceu em 05 de abril de 1974 no Município de Teixeira Soares, Estado do Paraná, filho de Zulmira Ribas Gorte e João Acir Gorte. Com uma carreira sólida no setor público, trabalha na Prefeitura Municipal de Teixeira Soares há 25 anos. Sua busca constante por aprimoramento o levou a cursar o Ensino Superior em Gestão Pública, demonstrando seu compromisso em estar sempre atualizado e preparado para lidar com as demandas em constante evolução da gestão municipal. Ao longo de sua trajetória política, mostrou-se um candidato altamente respeitado, concorrendo como vereador nas eleições de 2004, 2008, 2012 e 2020, sendo eleito em todas as ocasiões, pois sua capacidade de conectar-se com as necessidades e aspirações da população o tornou um representante legítimo da vontade popular. Seu comprometimento e liderança também foram reconhecidos por seus pares em gestões anteriores ao assumir o cargo de Presidente da Câmara nos anos de 2009, 2010, 2015 e 2016, demonstrando sua habilidade em gerir com eficiência o poder legislativo local. Atualmente, exerce com distinção a função de Presidente da Câmara Municipal, provando sua capacidade de liderança, capacidade de negociação e visão estratégica. Carlos Alberto Gorte personifica os melhores valores da política: dedicação, empatia e compromisso com o bem comum. Deixou uma marca indelével em sua comunidade e continua a ser uma figura inspiradora para todos que têm o privilégio de conhecê-lo. Sua paixão pela cidade, combinada com sua competência e comprometimento, o tornam um líder exemplar e um verdadeiro defensor dos interesses da população. Estando à frente da Câmara Municipal, Teixeira Soares tem um futuro promissor, repleto de desenvolvimento, progresso e bem-estar para todos os seus habitantes.

Claudinei de Souza, mais conhecido como Fifo, nasceu em 21 de fevereiro de 1982 no Município de Ponta Grossa, Estado do Paraná, filho de Maria Edineia Teixeira de Souza e Claudinor de Souza. Casado com Liriane de Ramos de Souza, com quem teve dois filhos: Rebeca Cristina de Souza e Hernanes de Souza. É um profissional com sólida formação acadêmica. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Unicentro e também concluiu uma pós-graduação em Educação Infantil. Seu compromisso com a educação é evidenciado pelo seu atual cargo como Diretor do Colégio Estadual do Campo Guaraúna. No âmbito político demonstra um engajamento ativo na sua comunidade. Ele se candidatou nas últimas três eleições, sendo eleito em todas elas. Inicialmente, concorreu pelo Partido da Mobilização Social e, na última eleição, representou o Partido Verde. Atualmente, exerce um papel importante na Câmara Municipal, ocupando o cargo de Primeiro Secretário da Mesa Diretora, desempenhando um papel relevante na condução dos trabalhos legislativos. Além disso, é Relator da Comissão de Constituição e Justiça, Redação e Honrarias, onde sua expertise e conhecimento são essenciais para o desenvolvimento de suas atividades.

 

Edson Ror, nasceu em 23 de julho de 1980, no Município de Teixeira Soares, Estado do Paraná, Filho de Maria Rosa Ror e Airton Ror. Se dedica ao trabalho com serviços gerais, trazendo consigo uma experiência valiosa de várias áreas de atuação. Na última eleição, Edson assumiu o cargo de vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira, demonstrando seu compromisso em servir a comunidade e contribuir para o desenvolvimento de Teixeira Soares. Dentro da Câmara Municipal, Edson desempenha um papel relevante como membro da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Honrarias. Sua participação ativa nessa comissão é fundamental para garantir que as proposições legislativas estejam de acordo com os princípios constitucionais, assegurando a qualidade e a legalidade das ações do Legislativo municipal. Sua experiência profissional diversificada e seu engajamento na Câmara Municipal refletem sua determinação em representar os interesses da comunidade de forma responsável e eficaz.

 

Emerson Vidal dos Santos, mais conhecido como Erminho, nasceu em 05 de setembro de 1987, no município de Cerro Azul, Estado do Paraná, Filho de Marlene da Aparecida do Nascimento e Aneteneuse Vidal dos Santos. Casado com Flávia Pereira Vidal, com quem teve uma filha chamada Maria Carolina Pereira Vidal. No campo político, demonstra comprometimento com a representação e a defesa dos interesses da comunidade, o que ficou ainda mais evidente ao se candidatar nas duas últimas eleições como vereador, sendo eleito em ambas pelo Partido Social Democrático. Possui uma trajetória relevante na Câmara Municipal de Teixeira Soares, onde foi Presidente da Câmara na gestão de 2019 e 2020, evidenciando sua capacidade de liderança e habilidades administrativas. Atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal e é Presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Honrarias. Sua atuação política se destaca pela representação ativa dos interesses agrícolas e dos moradores do Assentamento Ernesto Che Guevara e da Colônia Guaraúna, para as quais tem apresentado inúmeras proposições que buscam melhorias e soluções, bem como para diversas outras regiões no nosso município. Sua atuação política é pautada pela defesa dos interesses coletivos, visando o progresso e a qualidade de vida dos cidadãos que representa.

 

Gerônimo Tasior, nasceu em 07/03/1960, no município de Teixeira Soares, Estado do Paraná, filho de Thereza Tasior e Willian Tasior. Gerônimo dedicou grande parte de sua vida ao trabalho como lavrador, profissão a qual veio a se tonar aposentado. Nos últimos anos, Gerônimo demonstrou seu interesse e engajamento na política local ao concorrer várias vezes como vereador. Sua perseverança foi recompensada quando, na atual gestão, foi eleito para assumir o cargo de vereador titular pelo Partido Podemos. Dentro da Câmara Municipal, Gerônimo desempenha um papel importante como Presidente da Comissão de Políticas Gerais. Seu compromisso com os interesses e direitos da população é notável, especialmente no que diz respeito à saúde pública. Ele se destaca ao tomar partido e lutar pelos melhores serviços de saúde para a comunidade que representa. Gerônimo Tasior é um indivíduo dedicado e determinado, cujo compromisso com o bem-estar da população é evidente. Sua experiência de vida como lavrador traz uma perspectiva valiosa para a tomada de decisões políticas. Sua atuação política reflete seu desejo de fazer a diferença e garantir um futuro melhor para a comunidade de Teixeira Soares.

 

Inês Aparecida Ferreira, nasceu em 01 de janeiro 1979, no município de Teixeira Soares, Estado do Paraná, Filha de Marlene de Ramos Ferreira e Odair José Ferreira. Mãe de três filhos: Kely Robes, Cleyton Robes e Allan Gabriel Robes. Concluiu o Ensino Médio no Colégio João Negrão Junior, demonstrando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento pessoal. Atualmente, desempenha um papel fundamental na área da saúde, trabalhando como Agente Comunitária de Saúde na Secretaria Municipal da Saúde, onde sua dedicação e atuação direta com a comunidade demonstram seu comprometimento em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. No âmbito político, decidiu se candidatar nas últimas três eleições, sendo eleita vereadora no último pleito e assumindo seu primeiro mandato pelo Partido Republicano da Ordem Social. Seu engajamento e esforço em representar os interesses da comunidade foram reconhecidos pelos seus pares, o que resultou em ser membro ativo das Comissões de Finanças e Políticas Gerais da Câmara Municipal e a levaram a conquistar o prêmio “Vereadora Mais Atuante" por três anos consecutivos. Esse reconhecimento evidencia seu compromisso em fazer a diferença na vida dos cidadãos de Teixeira Soares como uma líder inspiradora, comprometida em servir sua comunidade através de seu envolvimento ativo na saúde pública e trabalhar para o progresso de Teixeira Soares pela Câmara Municipal.

José Carlos Damião Portela Sobrinho, mais conhecido como Zé do Baratão, nasceu em 21 de março de 1976 no Município de Iratí, Estado do Paraná, filho de Luiza de Lima Portela e Ivo Damião Portela. Casado com Cilmara Kokoginski Carlos Portela com quem teve um filho chamado Eduardo Carlos Portela. Atualmente, trabalha como motorista no Supermercado Baratão, onde conquistou reconhecimento na região pela qualidade de seu serviço. Além disso, por muitos anos ele desempenhou um importante papel na comunidade como agricultor, contribuindo para o desenvolvimento agrícola local. Nos últimos anos, demonstrou seu engajamento na política local, sendo vice-presidente da Câmara Municipal de Teixeira Soares e assumindo o cargo de Presidente por várias vezes quando necessário, e ainda hoje exerce uma função relevante como Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, atuação esta a qual é fundamental na garantia de uma gestão financeira responsável e transparente do município, sendo este o seu terceiro mandato como vereador. José Damião, o Zé do Baratão, é um indivíduo dedicado e comprometido tanto em sua carreira profissional quanto em seu papel como líder comunitário e político, e sua experiência acumulada de tantos anos atuando na fiscalização do serviço público traz uma perspectiva valiosa para suas responsabilidades na Câmara Municipal. Sua presença e contribuição são altamente valorizadas na busca pelo desenvolvimento e bem-estar da comunidade de Teixeira Soares.

José Carlos Salapata, mais conhecido como Juca, nasceu em 05 de setembro de 1969, no município de Realeza, Estado do Paraná. Filho de Maria Geni Salapata e Julio Salapata. Pai de dois filhos: Carlos Salapata e Tatiana Mara Salapata. Nos dias de hoje, desempenha diversas atividades profissionais, sendo proprietário e gerente da Parada Obrigatória do Juca, um estabelecimento local de destaque, além de atuar como agricultor. Também é presidente da Associação da Água do Assentamento São Joaquim, onde representa um total de 130 famílias que residem nesta localidade rural, além de ser reconhecido pela benfeitoria de patrocinar diversos clubes locais de futebol. No campo político, Juca tem uma trajetória de participação ativa, se candidatando nas últimas cinco eleições como vereador, obtendo êxito nas duas últimas, o que lhe confere o segundo mandato atualmente. Na Câmara Municipal, ele desempenha um papel relevante como Relator da Comissão de Finanças e Políticas Gerais. Juca é reconhecido e valorizado por sua dedicação e trabalho árduo, recebendo em 2016, nas eleições municipais, o Título de Consagração Pública de "Campeão de Votos" na cidade de Teixeira Soares, refletindo a confiança depositada pelos eleitores em sua liderança. Sua atuação destacada, também foi reconhecida em 2018, quando recebeu o Certificado de Qualidade como a Revelação Política Destaque do Ano. Em 2019, foi novamente agraciado com o Certificado de Qualidade como o Vereador Mais Atuante do Ano e recebeu o Certificado de Vereador Destaque do Ano, evidenciando sua dedicação em servir e representar a comunidade com excelência. Por sempre se demonstrar um líder inspirador, comprometido com o desenvolvimento e o bem-estar do município, sua atuação exemplar na Câmara Municipal, aliada ao sucesso em suas atividades profissionais, refletem sua capacidade de gerar impacto positivo na comunidade teixeira-soarense.

Marcelo Acordi, nasceu em 25 de dezembro de 1978, no Município de Teixeira Soares, Estado do Paraná. Filho de Maria Joana Acordi e Antonio Acordi Filho. Casado com Jocieli Sander Mendes, com quem teve uma filha chamada Julia Gabriely Acordi. É um profissional com sólida formação acadêmica, possuindo graduação em Biologia pela Unicentro, graduação em Direito pela UEPG e pós-graduação em Direito Processual Civil pela Uninter. Sua dedicação aos estudos evidencia seu compromisso com o conhecimento e a busca por capacitação constante. Atualmente, exerce a função de Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, atuando no Fórum da Comarca de Teixeira Soares, sempre demonstrando seu comprometimento com a justiça através do seu trabalho no sistema judiciário. No campo político, decidiu se candidatar nas duas últimas eleições como vereador, obtendo sucesso em ambas pelo Partido Social Cristão, e deste então seu envolvimento ativo na política municipal reflete seu compromisso em servir e representar a comunidade. Dentro da Câmara Municipal de Teixeira Soares, teve uma atuação destacada, principalmente na gestão de 2021 e 2022, quando ocupou a posição de Presidente da Câmara e pôde demonstrar na prática suas habilidades de liderança e administração. Neste período sempre valorizou e expressou reconhecimento pelo trabalho da sua equipe, incentivando-os a buscar por aprimoramentos profissionais, nunca deixando de orientá-los através de sua comunicação clara e aberta, o que facilitava a colaboração entre todos, mantendo-os alinhados aos objetivos da nossa instituição. Ainda que não seja mais o dirigente da gestão, suas contribuições naquele período estabeleceram um padrão elevado que sempre será um exemplo a ser lembrado e seguido pelos futuros presidentes e demais funcionários desta casa de leis. Atualmente, é Segundo Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal e membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, o que lhe permite continuar a contribuir ativamente para a gestão responsável e na transparência dos recursos públicos. Através da sua disponibilidade e disposição em ouvir, sempre demonstrando interesse genuíno, é evidente seu compromisso pelo desenvolvimento do Município de Teixeira Soares e um modelo íntegro da comunidade que representa.